terça-feira, 4 de maio de 2010

COPA DO MUNDO - PAROXISMO DA ALIENAÇÃO


Quem já não ouviu a célebre frase: "Só assisto jogo de FUTEBOL em época de COPA DO MUNDO"?

É uma realidade: uma pesquisa realizada em 2006 pelo Instituto Sensus - Pesquisa e Consultoria, constatou que 24,7% dos torcedores entrevistados só se interessam por FUTEBOL em época de COPA DO MUNDO. Além disso, 10,7% (pasmem!) não gostam do esporte nem na época do mundial. Isto só vem a comprovar que o autor deste site não está sozinho (rs...), apesar do preconceito que existe para com as pessoas que não gostam de FUTEBOL. Mas isso é assunto para outro tópico.

A ALIENAÇÃO aqui citada é interessante. Há dois grupos principais de torcedores: aqueles que acompanham FUTEBOL em todas as épocas e aqueles que o fazem apenas na época do mundial.

Pode-se afirmar com toda certeza: não é possível determinar qual dos dois tipos se apresenta de forma mais alienada (pelo menos quanto ao futebol)!

No primeiro grupo, existem subdivisões que variam de acordo com o grau de atividade do torcedor em relação ao futebol: há os que simpatizam por um ou outro time, mas não torcem efetivamente; há os que têm time definido, mas apenas assistem os jogos do seu time na TV; há os que chegam a ir para os estádios (cuja violência é digna de filmes de guerra), mas não se acham alienados ou fanáticos; e há, finalmente, os verdadeiros aficionados pela camisa, que chegam a discutir com colegas de trabalho, ter suas atividades prejudicadas pela perda de um ou outro jogo, e mais ainda: cometem atos que a própria razão desconhece como sadios. Quer um exemplo?

Em uma matéria sobre um jogo entre o Sport Clube do Recife e o Grêmio, veiculada em uma emissora de TV de Pernambuco, um rapaz que estava na fila de ingressos foi abordado por uma repórter sobre o fato de ele estar ali, naquele local, naquele momento, quando no mesmo instante, sua esposa estava na maternidade prestes a dar a luz ao seu filho. A resposta foi imediata: "... ele vai nascer rubro negro e vai se juntar a mim, com certeza!!!". Talvez pelo fato de ser mulher, ou até mãe, a repórter não se conteve e comentou sobre como a ALIENAÇÃO pelo FUTEBOL pode prejudicar a vida de uma pessoa.

Este é apenas um exemplo dentre muitos, como pessoas que gastam seu mínimo dinheiro em apostas, torcedores violentos que trazem o terror para os estádios e para as ruas em dias de jogos, pessoas que compram ingressos a cambistas que se aproveitam da situação para faturar, além do simples fato de que aqueles que não se enquadram no grupo dos "fanáticos", de certa forma contribuem para que todo este contexto possa continuar existindo, seja comprando o ingresso, consumindo um produto veiculado ao FUTEBOL, etc.

Aí é que se chega ao segundo grupo: aqueles que consomem o FUTEBOL apenas na época do mundial.

Este grupo se diz mais "patriota", pois se orgulha de só gostar de FUTEBOL porque o Brasil está competindo.

Mas, responda-me uma coisa, caro leitor: como pode uma pessoa assistir a uma coisa já admitindo de cara que só o faz por patriotismo, pois não acha "legal" acompanhar em outras épocas?

Será que não achar o futebol de outras épocas "legal" não seria mais bem explicado como sendo uma desculpa para se enquadrar TEMPORARIAMENTE no grupo maior - o daqueles que vivem o FUTEBOL sempre - e por alguns dias, ser aceito por tal grupo, que não obstante, é o grupo dominante naqueles momentos?

E realmente é verdade. Em época de COPA DO MUNDO, muitas pessoas abominam tanto o futebol que quando são abordadas sobre o porquê de estarem assistindo a um jogo, fazem questão de dizer que aquilo só acontece de quatro em quatro anos, e que estão sendo levadas pela empolgação do momento. Isso é no mínimo interessante: parece que fica no ar aquele tom de "justificativa" por estar fazendo aquilo... justificativa para não se "igualar" aos torcedores do primeiro grupo, mesmo que esta justificativa seja dada ao mesmo tempo em que se quer estar naquele grupo, naquele "grande momento" de COPA DO MUNDO... não é curioso isto? Já agiram assim comigo, inclusive.
A frase que se usa bastante é "... eu não gosto de futebol, não... só em COPA DO MUNDO mesmo, quando o Brasil joga...", a qual se poderia traduzir assim: "... eu não sou igual a eles, não (os torcedores do primeiro grupo)... eu só estou nessa com eles agora porque o Brasil tá jogando, mas não sou igual a eles, não..." Rs...

Pode-se constatar um grau de alienação nas pessoas do segundo grupo também, mesmo que apenas na época do campeonato mundial, pois consomem uma coisa pela qual não têm simpatia... apenas por impulso, porque o restante da massa está consumindo naquele período. E aí, a audiência aumenta, o consumo de produtos relacionados cresce, os problemas do país são esquecidos, etc, etc, etc.

Mais uma vez, o leitor é convidado a pensar: é por patriotismo que se assiste à COPA DO MUNDO, ou por impulso, e até vergonha de admitir aos outros que não se gosta de FUTEBOL, em um momento no qual "todo mundo" deve gostar, sob pena de ser tachado de diferente?

Fonte da pesquisa: Jornal do Commercio (jc.uol.com.br), de 24/05/2006












Torcida da seleção em final de copa: será que todos acompanham futebol com frequência?


FUTEBOL+COPA DO MUNDO:
FALSO PATRIOTISMO

O patriotismo que as pessoas dizem possuir na época da COPA DO MUNDO de FUTEBOL é na realidade um falso sentimento, provocado pela ALIENAÇÃO à qual são submetidas, através da ilusória idéia de que, ao torcerem pelo time do Brasil, estão exercendo seu papel de cidadãos brasileiros.

Convenhamos... pergunto a você, caro leitor, que provavelmente goste de FUTEBOL:

- Você costuma saber quais são os jogadores que estão escalados para uma COPA DO MUNDO?

- Você costuma observar a tabela de jogos, bem como memorizar as datas e os horários dos jogos?

- Você sabe quantas copas o Brasil já ganhou, e quantas ele terá conquistado caso ganhe o campeonato mundial?

- Em tempos de COPA DO MUNDO, você tem capacidade de dizer alguns nomes da equipe técnica que acompanha o time brasileiro, como treinador, auxiliares e outros?

- Você se informa, ou conhece a respeito dos adversários do Brasil em uma COPA DO MUNDO?

- Você costuma se informar pelo menos sobre a data do primeiro jogo?

Tudo bem. Se você respondeu sim à maioria destas perguntas, você deve estar se achando um patriota verdadeiro, daqueles que torcem pelo seu país até as últimas conseqüências.

Mas eu lamento informar que as perguntas ainda não se encerraram.

- Você conhece bem o seu país?

- Se conhece, seria capaz de responder agora de quantos estados ele é formado? (Sem piscar, imediatamente...)

- Você conhece os principais artigos da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, a carta magna da lei, que rege a vida dos milhões de brasileiros?

- Você acompanha as notícias sobre os problemas sociais, econômicos e políticos que atingem seu país, seu estado, e até mesmo seu município?

- Você acompanha os trabalhos realizados pelos deputados, vereadores, prefeitos, senadores e outros políticos do seu país? E aqueles nos quais você votou? Você pelo menos se lembra que são?

- Você conhece os símbolos da nação brasileira, como o Hino Nacional, o Selo Nacional e a Bandeira Nacional?

- E por falar nela, você que costuma se vestir com a Bandeira Brasileira em tempos de COPA DO MUNDO, a conhece bem? Sabe o que representa suas cores, suas estrelas, a mensagem em seu centro?

- Você participa de movimentos sociais, como ongs, grupos de protesto, etc?

- Você admira a cultura de seu país? (não vale incluir aqui o futebol como cultura... rs...)


Se você respondeu não à maioria das últimas perguntas acima, sinto muito informá-lo, mas você NÃO é patriota. Um verdadeiro amante de sua nação procura saber sobre tudo isso que foi colocado. E a internet está aí pra ajudar, com todas as informações necessárias.

É por isso que o simples fato de vestir uma camisa da seleção brasileira de FUTEBOL não torna ninguém um patriota. Como uma pessoa pode ser patriota apenas em uma época, torcer pelo seu país quando milhões também estão torcendo no mesmo momento, e depois não fazer nada para melhorar seu país, não mais "torcer" por ele, e até criticá-lo com duras palavras, como por exemplo "isso é coisa de brasileiro...", ou "isso só podia estar acontecendo no Brasil, mesmo...", ou até "brasileiro só faz tudo com jeitinho...", expressões que eu, que não gosto de futebol, abomino e acho repugnantes?

Portanto, se você quer torcer pelo Brasil na COPA DO MUNDO, assim o faça. Mas certamente por tudo, menos por patriotismo (exceto raras exceções).












Pra quem não conhece, aí estão alguns deles: Símbolos Nacionais Brasileiros.

4 comentários:

  1. E quando a resposta foi sim para a maior parte das perguntas nas duas categorias? Em outras palavras, é possível conhecer o seu país e gostar de futebol ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  2. Samuel....comcordo com vc em tudo o q foi dito sobre futebol,este cancro q torna grande parte dos brasileiros uns verdadeiros idiotas.E agora vejo as mulheres praticando,discutido esta porcaria chamado futebol.
    Moro em Itajai SC,sou da marinha mercante,viajo muito tenho tido contato com varios povos,e em tratando de futebol o brasileiro e o mais idiota.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do blog, das opnioes dele e concordo com tudo que foi dito, parabéns e que continue a postar no blog, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pensei que estava só neste país por não concordar com a forma como este esporte é supervalorizado e imposto como uma exigência para que você seja um bom brasileiro. Bom encontrar mentes pensantes vez por outra. Pena que são tão poucos que enxergam além da cortina de fanatismo criado pela mídia em torno de tudo isso. Abraço e vamos construir um Brasil de verdade em que a pátria represente os interesses de uma sociedade real e não fantasiosa e que o progresso seja contado em verdadeiras conquistas e não apenas em gols.

    ResponderExcluir