terça-feira, 4 de maio de 2010

FUTEBOL - ARMA DA DITADURA MILITAR


Não é de hoje que a paixão pelo FUTEBOL tem levado milhões de brasileiros à mais profunda ALIENAÇÃO perante os problemas do país.

No site www.planetaeducacao.com.br, o educador João Luís Almeida Machado relata de maneira resumida como o governo da ditadura militar utilizou os eventos da COPA DO MUNDO de 1970 para manter o povo "distraído", conseguindo com isso o distanciamento do povo a respeito de assuntos "subversivos", como liberdade de expressão, desaparecimento de presos políticos, oposição ao regime, e outros.

O lema do governo no início dos anos 70 era "Brasil: Ame-o ou deixe-o". Também era utilizado o termo "Pra Frente, Brasil!", que virou até título de filme.

Provavelmente, nem os jogadores, nem a equipe técnica e nem o próprio futebol foram culpados por serem usados nesta sujeirada toda. Mas o que irrita mesmo é que, por incrível que pareça, nos dias de hoje, com toda a liberdade de expressão, o mesmo problema acontece. Apenas o foco é outro, mas de certa forma, os nossos governantes se aproveitam da situação de ALIENAÇÃO do povo para obter mais tranquilidade em suas ações. Afinal de contas, quem é que se preocupa com uma crise política, social ou econômica, quando as mesmas acontecem às vésperas, durante e até depois de uma COPA DO MUNDO de FUTEBOL? A minoria, com certeza. Assuntos como falta de segurança, violência e até eleições (por que não?) sempre dão espaço para as notícias relativas ao FUTEBOL. O interessante é que a mesma mídia que, na época do regime militar, era por ele reprimida e obrigada a divulgar apenas o que lhe era conveniente, hoje exerce o principal papel neste esquema, ao se render à corrida desenfreada pela audiência que o tema envolve.

Seria possível afirmar que, em tempos de copa do mundo, o país vive uma opressão disfarçada? Pense bem, caro leitor. Analise e reflita, pois com certeza, nem o governo e nem a mídia agiriam de outra maneira que não fosse para seu próprio proveito. O FUTEBOL é a paixão do brasileiro. Nada mais "lucrativo" e "conveniente" do que exibir a COPA DO MUNDO de FUTEBOL em rede nacional. Com isso, se vende... com isso se encobrem fatos... e com isso se engana.

Fonte do texto sobre a ditadura e o futebol: http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=392





















A comemoração de Pelé e Jairzinho, saudados por milhares de torcedores no Estádio Asteca, na cidade do México, foi utilizada politicamente pelo governo militar para evitar que levantes populares se articulassem contra as arbitrariedades e a falta de democracia vigentes no Brasil.

4 comentários:

  1. pra quem se interessa pelo assunto, tem um livro bem legal que fala sobre o uso do futebol como ferramenta política nos governos Vargas e Perón.
    [ http://www.apicuri.com.br/interna.php?ID_Materia=24 ]

    ResponderExcluir
  2. "Levantes populares contra a arbitrariedade e a falta de democracia..." Com certeza você estava lá, se não saiba que eu estava e trabalhava e vivia muito bem! Coincidência ou não por todos os estados e cidades que a esquerda festiva agora abrigada em inúmeras siglas(PT,PCB,PSB,PDT E O CATSO) governou e governa tem suas instituições completamente falidas!(saude,educação e segurança) os orgãos publicos que deveriam servir ao povo em suas necessidades de segurança, saude e educação não funcionam pois estão recheados e aparelhados pelos membros parasitas do partido...Pense nisto ô Anta!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Samuel Luna! Estou de acordo com o que descreve nesse blog. Porem sempre existirá alienados que vão difamar, por serem contrários e enxergar uma triste realidade. Destes, eu tenho pena...

    ResponderExcluir
  4. Parabens Samuel Luna! Estou de acordo com o que descreve nesse blog. Porem sempre existirá alienados que vão difamar, por serem contrários e enxergar uma triste realidade. Destes, eu tenho pena...

    ResponderExcluir